Avançar para o conteúdo

Andrea Antunes Carvalho

COMO PODES COMEÇAR A REDESCOBRIR A TUA ALEGRIA?

joy, freedom, release-2483926.jpg

Quando se está num processo de transição, de mudança, há uma perda de identidade, de confiança e de autoestima. Deixamos de nos conhecer e de saber o que fazer, perdemos o interesse por tudo.

Já te sentiste assim? Estás a sentir-te assim neste momento? Conheces alguém nesta situação?

Eu posso ajudar a ultrapassar esta transição de vida.

As pessoas que eu acompanho estão a passar por situações de transição de vida. Encontram-se numa situação dolorosa e complicada e querem sair dessa situação, para passarem a ser mais felizes e descontraídas, no fundo, a redescobrir a sua alegria e o seu brilho.

Transição de vida é o intervalo de tempo em que se está numa situação e se quer passar para outra. É nesta altura que se sente interiormente todas as mudanças que se passaram exteriormente. 

Muitas pessoas não conseguem fazer esta transição, esta passagem, esta mudança, esta reconstrução de identidade de uma forma saudável, plena, com alegria e com tranquilidade. É muito doloroso sair de uma situação em que estamos a passar mal, deprimidos, angustiados e com medo, devido a situações de doença, luto, perda, problemas nos relacionamentos ou questões financeiras. Este processo é muitas vezes complicado e longo, quanto mais longo for, mais doenças e problemas vai trazer para a tua vida, no fundo, vai atrair outros problemas, porque vai contaminar outras áreas da vida.

Quando estamos num processo de vitimização, culpa e dor há muito tempo, torna-se quase um vício. Estamos tão habituados a um estado de imersão que não é fácil sair dali.

Para recuperares a tua alegria, redescobrires o teu brilho, tens de dar o primeiro passo e tomares uma decisão. Essa decisão tem de ser tomada por ti, só tu é que podes decidir terminar com a angústia e com a dor.

É muito importante que chegues a uma determinada altura da tua vida e tomes a decisão de voltares a ser feliz, de teres alegria na tua vida e no teu olhar.

O que deves fazer depois é arrumar o teu passado e olhá-lo de forma tranquila e perdoá-lo. Por vezes, na questão da dor, trazemos situações que já passaram para o presente e acabamos por reviver todos os sentimentos, não conseguindo transitar.

O processo que se tem de fazer de um estado de equilíbrio, para outro estado de equilíbrio, em que no meio há uma mudança de identidade é um processo de recuperação de autoestima, de autoconfiança que tem de começar com a tomada de uma decisão e com o perdão do teu passado.

Tens de aceitar o passado, não há nada que possas fazer hoje, para alterar o que já passou. Não serias a mesma pessoa se não tivesses passado pelo que passaste. Enquanto estiveres a pensar apenas no teu passado, as tuas emoções não vão mudar e irão ficar cada vez mais difíceis de resolver.

O convite que deixo é: tomares uma decisão por ti, arrumares o passado, procurares ajuda e rodeares-te de pessoas positivas que te motivem.

Toma a decisão de largar tudo o que te prende, porque só depois é que vais olhar para ti, voltar a ter o teu sorriso e vais começar a criar o teu presente, mas agora com outra sabedoria, à tua maneira, sem ansiedades e sem medos.  

Para voltares a sorrir e viver em liberdade, começa por tomar uma decisão.

Frases-chave:

  • O primeiro passo para redescobrires a alegria é tomares uma decisão”
  • “Tens de aceitar o passado, não há nada que possas fazer hoje, para alterar o que já passou.”
  • “Essa decisão tem de ser tomada por ti, só tu é que podes decidir terminar com a angústia e com a dor.”
  • “Olha para o passado de forma tranquila e perdoa-o.”
  • “Dá o primeiro passo para seres tu a comandar a tua vida, tomando uma decisão” 
  • “Enquanto estiveres a pensar apenas no teu passado, as tuas emoções não vão mudar.” 
  • “O processo de recuperação de autoestima começa com a tomada de uma decisão e com o perdão do teu passado.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *